Entre os dias 18 e 25 de setembro está sendo realizada a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”. Debates e propostas estão surgindo Brasil afora e a Associação Ciclo Urbano não poderia ficar de fora.

Com o aumento das concentrações humanas nas cidades, e a necessidade de deslocamento nessas áreas, o trânsito cada vez mais se torna um espaço de interação da população com o lugar onde vive. No entanto essa interação tem sido deixada de lado por conta do aumento do número de veículos motorizados individuais em detrimento ao uso de meios de transportes mais saudáveis, sustentáveis, inclusivas e acessíveis para a população.

A Ciclo Urbano desenvolveu algumas atividades para ajudar na discussão sobre o trânsito que teremos na cidade de Aracaju nos próximos anos, na tentativa de debater com a população e auxiliar a administração pública. O aperfeiçoamento do sistema público de transporte, construção e manutenção de infra estrutura para deslocamento a pé e com uso de bicicleta e a diminuição do uso de automóveis particulares fazem parte de um pacote de ações a serem tomadas a curto prazo, sob pena de inviabilizar as cidades como espaço social interativo.

1 – Contagem fotográfica

Realizada no dia 16, das 6h às 19h na Av Francisco Porto, em frente ao numero 748, a contagem procurou fazer uma amostragem do uso dessa avenida, que é uma das mais movimentadas da cidade, por parte dos ciclistas. Foram registrados a idade, gênero, sentido da via utilizado, tipo de bicicleta, entre outros dados, e estes servirão para traçar um perfil do ciclista aracajuano e mostrar que o uso da bicicleta como meio de transporte não é só viável como já se tornou uma realidade. É importante frisar que essa via não oferece qualquer tipo de infra estrutura específica (ciclovia, ciclofaixa, sinalização) para o ciclo deslocamento.

2 – VI Desafio Intermodal

Aconteceu no dia 17, a partir das 18h15. O ponto de partida foi a Praça Olímpio Campos, localizada no centro comercial da cidade, com destino ao Teatro Tobias Barreto. O objetivo do desafio é comparar o tempo utilizado pelos vários modais de deslocamento (bicicleta, a pé,  ônibus, carro, moto) no horário de pico do trânsito, utilizando vias rápidas ou calmas. O modal vencedor do desafio foi a bicicleta por vias rápidas, seguida pelo modal pedestre correndo.

3 – Vaga Viva

Iniciativa criada em 2005 pelo Studio Rebar de San Francisco, Califórnia, com o objeto de alertar as cidades para o problema cada vez maior que o trânsito tem se tornado, a Vaga Viva 2013 foi realizada no dia 19/09, a partir das 16h em duas vagas de estacionamento da Praça Olímpio Campos, local de intensa movimentação de pessoas e veículos, e por algumas horas fez os pedestres e motoristas refletirem sobre o que eles desejam para o futuro das suas cidades.

Não só essas atividades ocorridas durante a semana nacional do trânsito, mas todas aquelas realizadas pela Ciclo Urbano buscam transforma Aracaju em um lugar mais humano. Para intensificar esse debate será realizado durante os dias 27, 28 e 29 de setembro o primeiro Fórum Sergipano da Bicicleta, com o tema “Cidades em Movimento”, objetivando a inclusão da bicicleta como meio de transporte sustentável em Sergipe. Mais informações e inscrições para o Fórum podem ser encontrados no site do evento: http://fsbici.com.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *