ciclocineDiscutir e compartilhar experiências sobre mobilidade e cultura urbana, emissões e eficiência energética veicular. Com esse objetivo foi  realizado no dia 27/01, com o apoio da Casa Rua da Cultura, o primeiro CicloCine de 2013 –  o filme exibido foi “Sociedade do Automóvel”, produzido por Branca Nunes e Thiago Benicchio.

O evento contou com a participação de 30 pessoas, foram discutidos temas importantes relacionados a bicicletas e cidades e os muitos caminhos para avanços necessários rumo a uma mobilidade sustentável na cidade de Aracaju .

O debate contou com a participação de três convidados – Eder Malta, mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais (Labeurc-UFS), Lucimara Passos, vereadora eleita em Aracaju pelo PC do B e Waldson Costa, vice-presidete da ONG Associação Ciclo Urbano, que após a exibição do filme, dialogaram sobre os desafios que envolvem o automóvel e a ocupação da cidade.

O filme demonstra o que enfrenta grande parte das cidades mundiais atualmente. O ponto principal, a cidade de São Paulo, polo econômico-social e difusor de muitas tendências.

“Em muitas cidades pelo mundo fora, como Berlim, Amsterdam ou Fankfurt, a cultura do automóvel vai dando lugar à cultura da mobilidade sustentável, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. No Brasil, pelo contrário, reina a promoção do automóvel individual”, disse Waldson Costa.

O objetivo principal foi incentivar na cidade a utilização da bicicleta nas mais diversas formas: meio de transporte, recreação e lazer, esporte, atividade física e como forma de viajar.

Após o debate houve o sorteio de brindes oferecido pelas lojas Ecoociiclo, Magazine Bike ShowCoxinharia Snack Bar e Peregrinos Roteiros Ecoturisticos .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *