Cerca de 100 ciclistas de Aracaju, no Sergipe, percorreram na última sexta-feira, 13, uma rota com quase 8 km, entre o Mirante, na praia 13 de Julho, e a Passarela do Caranguejo, na praia de Atalaia.

O evento, organizado por representantes de diferentes grupos ciclísticos da cidade, foi uma homenagem ao ciclista Rogério Esteves Pimentel, que, há um mês, em 13 de dezembro de 2011, morreu ao ser atropelado na avenida Mário Jorge, na Coroa do Meio, por um carro.

Com saída às 20h30, o grupo foi às ruas para homenagear o ciclista e, também, cobrar educação no trânsito. Segundo Djalma Gustavo de Carvalho, um dos membros da associação ciclística Os Zuandeiros, o evento serve como um pedido coletivo para que os ciclistas sejam respeitados no trânsito.

Ainda de acordo com Djalma, o passeio foi marcado pela distribuição de panfletos, conscientizando os motoristas para respeitar a distância de 1,5 m entre o veículo automotivo e a bicicleta, além de reduzir a velocidade ao passar ou ultrapassar um ciclista, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

O trajeto escolhido passava ainda pela avenida Mário Jorge, onde Pimentel foi morto. O grupo deixou flores e afixou uma placa com o nome do ciclista na ‘bicicleta fantasma’ instalada no local.

De acordo com o policial civil e integrante da associação ciclística Os Zuandeiros, Gilton Gomes de Mello, a delegada Georlize Teles, da delegacia de Delitos de Trânsito, já concluiu o inquérito que investiga a morte do ciclista. Segundo Mello, a delegada deve enviar ainda nesta semana o relatório da investigação ao Ministério Público, que indica o condutor do veículo causador do acidente por homicídio culposo(sem intenção de matar). O processo deve ser julgado em até três meses.

Até lá, para prevenir que outros acidentes dessa natureza aconteçam na cidade, os ciclistas decidiram fazer um ato mensal pela cidadania no trânsito. O próximo acontecerá no dia 13 de fevereiro, com concentração às 19h30, novamente no Mirante, situado no calçadão da praia 13 de Julho.

Você pode conferir mais fotos no Flickr

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *