primeira reunião - Dr. Emerson - 20 julho 2016

A ONG Ciclo Urbano visitou na noite da ultima quarta-feira, 20, o pré­-candidato a Prefeitura de Aracaju, Dr. Emerson Costa (REDE Sustentabilidade).

Este foi o primeiro encontro da entidade com um pré-candidato, tendo como objetivo apresentar as demandas da sociedade civil  relacionadas à mobilidade ativa na capital sergipana, além de colocar em pauta as discussões sobre esta forma de transporte. Atualmente, mais de 80 mil pessoas utilizam a bicicleta ao menos uma vez por semana na cidade de Aracaju.

Ocupando uma área de 181,8 Km², a cidade conta com uma população de 632.744 habitantes e densidade demográfica de 3 479,35 hab./km² (IBGE 2015). Tanto o número de usuários cotidianos como o de viagens de bicicleta podem ser ampliados caso políticas públicas efetivas sejam cobradas pela população e o Poder Público Municipal realize ações que visem a redução das viagens motorizadas em favor das viagens ativas.

A garantia de segurança para os atuais ciclistas, bem como o estímulo ao uso da bicicleta na cidade através do desenvolvimento efetivo de políticas cicloviárias devem ser considerados parte importante da plataforma dos próximos governantes. Além do uso de bicicletas na cidade resultar em melhor qualidade de vida para toda a população, a insistência na priorização do modelo rodoviarista, baseado no transporte individual motorizado (carros e motos), tem apresentado resultados cada vez mais infelizes em termos de mobilidade urbana, poluição, mortes e degradação da cidade.

Todas as equipes, de todas as candidaturas e partidos, estão sendo procuradas para uma conversa similar, tendo por objetivo incentivar a incorporação das demandas aos programas de governo dos pré-candidatos.

A iniciativa faz parte das atividades de execução da Campanha Bicicleta nas Eleições, desenvolvida e realizada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB).