Na tarde da última sexta, dia 11, a ONG Associação Ciclo Urbano (ACU) foi recebida pelo reitor da Universidade Tiradentes (Unit ), Jouberto Uchôa. A tarde contou com um longo bate-papo sobre mobilidade urbana e um pedal pelo campus Farolândia para conhecer o BikeUnit , projeto de mobilidade interna do campus por bicicletas.

“Achamos a ideia muito interessante, rica em todos os aspectos e, claro, viemos conhecer”, disse o presidente da Ciclo Urbano, Luciano Aranha. O projeto Bike Unit disponibiliza 115 bicicletas, distribuídas em dez bicicletários, para que alunos e funcionários possam se locomover dentro do campus Farolândia.

A ideia surgiu depois de uma viagem de férias do reitor da Unit a Paris. “Eu fiquei encantado. Achei a ideia de disponibilizar bicicletas para circular pela cidade magnífica e senti que precisava trazer isso para cá”, explicou o reitor Jouberto Uchôa.

O projeto foi lançado no dia 24 de abril, ainda está em avaliação, mas o reitor se diz muito satisfeito, apesar da falta de cuidado de alguns usuários. São rodas empenadas, pedais quebrados, entre outros danos, mas a instituição já iniciou campanhas educativas para diminuir os problemas. “Infelizmente, temos que mandar cerca de vinte bicicletas para a manutenção diariamente, mas é questão de tempo para que os usuários criem consciência de que isso tudo é dele”, disse o reitor.

“Esta é uma iniciativa louvável. Além de incentivar o cuidado com a saúde, através da atividade física, ainda prova que é possível usar a bicicleta como meio de transporte em Aracaju, mesmo com as altas temperaturas”, disse Waldson Costa, vice-presidente da ACU. “Não é o calor que inibe o uso da bicicleta como transporte em Aracaju, mas a falta de estrutura e de cidadania no trânsito”, completou.

E com foco na educação e cidadania no trânsito, o reitor da Unit colocou a instituição à disposição da Ciclo Urbano. “Vocês podem contar conosco no que precisarem nas ações de educação e cidadania no trânsito. A Unit está à disposição, pois cada um de nós, cidadãos que somos, precisamos repensar nossa atitude no dia-a-dia, especialmente no trânsito”, reforçou professor Uchôa.

Já foi discutida e definida uma palestra, para alunos e funcionários, sobre como se portar no trânsito enquanto ciclista e cidadão e distribuição de folheteria educativa para os usuários do estacionamento da Unit. E esta parceria vai render ainda mais frutos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *