Na última quinta-feira, 22 de novembro, em Aracaju foi instalada mais uma bicicleta branca em um poste. A Ghost Bike homenageou Fabrício Souza Silva, 13 anos de idade, atropelado no dia 24 de outubro na Av. Santos Dumont, Orla de Atalaia, por um motorista que não parou para prestar socorro e segundo testemunhas, estava em alta velocidade.

Cerca de 70 pessoas em bicicleta participaram de uma bicicletada em direção ao local do atropelamento para lembrar o crime de trânsito e chamar a atenção para o respeito a ciclistas e pedestres que são os mais vulneráveis no trânsito e os que demandam de melhores condições para seus deslocamento urbanos.

O Brasil encontra-se entre os cinco países com mais mortes no trânsito. O combate a esse tipo de crime é ainda mais dificultado pela falta de punição aos responsáveis. Esta situação é atribuída a uma série de fatores que passam pela estrutura viária que permitem altas velocidades, ausência de campanhas educativas e de fiscalização. Um alerta para que os pontos críticos sejam analisados, as medidas tomadas sejam repensadas e a punição exista.

***Ghost Bike (bicicleta fantasma) é uma bicicleta branca instalada pela cidade em memória a ciclistas que morreram no local em decorrência a violência no trânsito. Seu propósito é também chamar a atenção para as reivindicações pela segurança viária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *