bicirio

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMAC) programou para os dias 21, 22 e 23 de setembro próximo, no Rio de Janeiro, durante a semana do Dia Mundial Sem Carro, a terceira edição do Forum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2013.

O evento, que vem servindo de importante instrumento para a formulação de Políticas Públicas para a mobilidade urbana, visa a incentivar o uso da bicicleta como modal de Transporte, envolvendo participantes de todo o Brasil e parlestrantes nacionais e internacionais, além de contar com apoio de diversas secretarias municipais e estaduais ligadas ao setor e empresas concessionárias de transportes, como Metrô, Supervia, Barcas e Fetranspor, ONGs cicloativistas, universidades.

Para 2013, a proposta é concentrar o foco do evento na área comportamental, visando principalmente a promover a educação e a segurança dos usuários da bicicleta, em particular, e dos demais atores que interferem e impactam o trânsito em seu dia a dia, debatendo modelos e experiências que possam contribuir para a convivência pacífica e harmônica entre motoristas, ciclistas e o cidadão, de modo geral.

O evento, já em sua terceira edição, é de suma importância para gestores públicos e privados da área de transportes, usuários de bicicleta, ONGs, institutos de pesquisa, universidades etc. Afinal a bicicleta vem extrapolando, em todo o mundo, suas tradicionais características de instrumento de esporte, saúde e lazer. Dia a dia, mais e mais  pessoas que habitam as grandes cidades do mundo têm lançado mão dela para cumprir, sobre duas rodas, as mais diversas atividades em suas rotinas diárias, tornando-se fundamental promover a educação, o respeito e a convivência harmoniosa entre todos os atores que compartilham as vias urbanas.

O biciRio 2013 programou em sua agenda debates, visitas técnicas e o tradicional passeio ciclístico que, ocorrerá no dia 22 de setembro – no Dia Mundial Sem Carros, comemorado em todo o mundo. O evento é aberto ao público interessado em todas as atividades programadas para os três dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *