Caju Bike

O projeto Caju Bike foi inaugurado na cidade de Aracaju, neste domingo (30), como uma alternativa para os aracajuanos que desejam substituir o automóvel pelos ‘camelos’. O sistema será operado pela Serttel em parceria com a NET. As bicicletas do projeto estão disponíveis em estações distribuídas inicialmente em pontos estratégicos nos bairros de Atalaia e Coroa do Meio, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.

A expectativa é de que, em 60 dias, o Caju Bike se estenda a 20 estações com 10 bicicletas cada. Todas as estações serão conectadas a uma central de operações via wireless e serão alimentadas por energia solar. O cliente cadastrado poderá retirar uma bicicleta, fazer quantas viagens quiser ao longo do dia e devolver a bicicletas em qualquer das estações.

De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Transito de Aracaju (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, o serviço que irá intensificar e estimular o uso do modal sustentável em Aracaju, associado à melhoria do serviço de transporte público, é uma iniciativa que sugere melhoria ao transito. “E o impacto é notório. Evidente que as pessoas precisarão mudar um pouco sua visão sobre os modais. Quanto menos carros saírem às ruas, menos trânsito e estresse. A noção do espaço compartilhado também deve ser revista”, disse Nelson Felipe.

O projeto Caju Bike tem o objetivo de introduzir as bicicletas como modelo de transporte público não poluente, combater o sedentarismo da população, reduzir os engarrafamentos e a poluição do ar e promover a humanização do espaço urbano e a responsabilidade social entre as pessoas, de acordo com seus idealizadores.

Outra grande vantagem do serviço se refere ao fato de Aracaju tem a grande vantagem de ser a segunda capital brasileira com a maior faixa cicloviária proporcional ao número de habitantes, segundo informações do presidente da ONG, Luciano Aranha. “A ONG acredita que a implantação do Caju Bike ira fazer com que Aracaju dê um salto à frente de outras cidades que não possuem este serviço, atraindo pessoas que demandam um estilo de vida saudável, e servindo até mesmo de inspiração para outras. Tornar o transporte mais eficiente é elevar a qualidade de vida e redução da desigualdade”, completa.

A iniciativa também contribuirá para o estímulo à mobilidade sustentável e para a criação de soluções girem ao redor de acessibilidade e proximidade. “O que as pessoas querem é chegar facilmente aos seus destinos e não perder tempo com longas distâncias. E as bicicletas compartilhadas atendem justamente a essa demanda. Em Aracaju, por exemplo, quase tudo que se precisa pode ser encontrado em menos de cinco quilômetros, distancia que pode ser percorrida facilmente por bicicleta”, destaca Aranha.

Aqueles que quiserem se tornar clientes podem se cadastrar no site www.cajubike.com. Os usuários poderão utilizar as bikes todos os dias da semana das 6h às 22h, ao longo de 60 minutos quantas vezes desejarem no dia. Para isto, basta que, após esta uma hora, o ciclista devolva o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer a pausa, serão cobrados R$5 por cada 30 minutos subsequentes. Após o tempo determinado, os clientes poderão estacionar o equipamento em qualquer estação. As bicicletas tem a cor predominante em azul, cor da NET.

As bicicletas, foram desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 15 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três marchas, selins com altura regulável, sistema de identificação e trava eletrônica.

 

  • Serviço

Site para acesso dos usuários: www.cajubike.com

Call Center: 4003-9891

Atendimento ao cliente: http://www.mobilicidade.com.br/

 

  • Galeria de fotos 

– Inauguração do Projeto Caju Bike

 

  • Matérias exibidas nas TVs 

Projeto disponibiliza bicicletas públicas em Aracaju (TV Atalaia) 
Primeira etapa do ‘Caju Bike’ é inaugurada em Aracaju (TV Sergipe)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *