De 13 a 16 de junho, aconteceu, nas cidades de Arnhem e Nijmegen, Holanda, mais uma edição do Velo-City. O evento é organizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) e ocorre, anualmente, em cidades selecionadas. Trata-se de uma plataforma global de comunicação e troca de informações acerca do planejamento e fornecimento de infraestrutura para o uso cotidiano da bicicleta nas cidades. Os debates travados durante o evento acabam por influenciar os “tomadores de decisão”, já que, habitualmente, a conferência envolve especialistas, representantes de associações, instituições, formuladores de políticas, agentes sociais, universidades e empresas.

Como efeito de toda essa atenção voltada para a causa, a tendência é que cada vez mais pessoas estejam pedalando, o que acaba por influenciar a criação de políticas a favor da ciclomobilidade. Diante da importância dessa união de forças, a Associação Ciclo Urbano marcou presença na conferência e teve a oportunidade de apresentar os resultados da Pesquisa Origem-Destino das Viagens em Bicicleta em Aracaju. A explanação ocorreu na sessão “Planejamento baseado em estudos: criando uma rede cicloviária em países iniciantes”, dentro da temática Planejamento Urbano.

Os eixos temáticos principais foram: Planejamento Urbano, Infraestrutura, Pessoas, “Bicieconomia” e Governança. Ao todo, foram cerca de 1.500 participantes, dos quais mais de 260 foram oradores distribuídos nas 107 sessões realizadas paralelamente. A diversidade de modalidades se manifestou em palestras, mesas redondas, painéis para discussão, speed dating (encontros rápidos), Pecha Kucha (formato de apresentação no qual o conteúdo é apresentado de modo rápido com o auxílio de imagens) e Master Classes (aula ministrada por um especialista). Fora isso, o Velo-City 2017 contou ainda com 60 sessões externas plenárias, excursões, visitas técnicas, passeios ciclísticos e exposição com 100 estandes de diferentes partes do mundo. Toda essa programação foi organizada com a ajuda de 230 voluntários.

Acesse nosso álbum no facebook 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *