PROJETO: “Bicicletas que matam a sede”

REALIZAÇÃO: ONG Ciclo Urbano, com recursos próprios.

OBJETIVO:  Levantar dados e informações até agora desconhecidas da população e da administração da cidade sobre a utilização de bicicletas como meio de transporte de entrega de água no ambiente urbano.

APRESENTAÇÃO

Nos últimos 11 anos o uso da bicicleta vem se destacando em Aracaju como parte das soluções para o ambiente urbano principalmente no que tange a mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade.

Porém, o uso da bicicleta na logística de mercadorias ainda é pouco utilizado em  Aracaju – não há informação coletada e analisada. Este cenário traz um grande desafio para os gestores públicos, OSCs – Organizações da Sociedade Civil e outros atores envolvidos no desenvolvimento de projetos e implementação de políticas públicas voltadas ao transporte cicloviário.

Como uso imediato dos dados coletados e analisados nesta pesquisa, os resultados desta darão subsídios para que ONG Ciclo Urbano desenvolva uma agenda de ações de promoção ao uso de bicicletas na logística de transporte de mercadorias.

Nada se sabe sobre as reais motivações dos empresários. O “focal point” desta pesquisa é buscar melhor compreender  “Com base nos problemas enfrentados pelos ciclistas, quais as medidas seriam necessárias para dar mais segurança e visibilidade aos entregadores ciclistas?” e “Quais as principais vantagens do uso de bicicleta de carga na entrega de mercadorias segundo os proprietário dos estabelecimentos?

PREMISSAS E RECORTES DA PESQUISA

– As entrevistas devem ser feitas obrigatoriamente  de forma presencial;

– Entrevistar 100% dos bairros da cidade (40) mais a Zona de Expansão Urbana;

– Ao final das pesquisas, um representante da ONG CICLO URBANO irá apresentar os dados levantados ao poder público.

PROPOSTA DE ÁREAS E PONTOS DE COLETAS

A coleta de dados será realizada em quatro zonas específicas e já definidas. Esses pontos de coleta deverão ser informados pelo pesquisador através do CEP durante a aplicação do questionário, a fim de possibilitar um recorte correto dos dados coletados.

ÁREA 1 – ZONA NORTE
ÁREA 2 – ZONA CENTRAL
ÁREA 3 – ZONA SUL
ÁREA 4 – ZONA DE EXPANSÃO

DATA PREVISTA PARA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

17 de março 2017