Plante uma ÁrvoreA campanha “Plante uma Árvore” no Gandarela, foi criada no final de 2012 pela Floricultura Ikebana Flores  de Belo Horizonte MG, e está sendo amplamente divulgada nas redes sociais com o apoio de blogueiros, sites de ambientalistas, pesquisadores e interessados pelo assunto. Nessa campanha, a cada link publicado em sites/blogs sobre o tema uma muda nativa é semeada na região do Gandarela. Paralela e complementando essa campanha, a Ikebana Floricultura também está promovendo a campanha “Semeadores do bem” que é voltada aos ciclistas.

Na Serra do Gandarela são encontrados biomas como Mata Atlântica, Cerrado e vegetação de canga, locais tipicamente ricos em minérios. Por esse motivo existe um imenso interesse econômico em explorar a região. Considerada a segunda maior floresta de Mata Atlântica e localizada a cerca de 40 km de Belo Horizonte MG, Gandarela está entre os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito, Gandarela.

“Semeadores do bem” é uma ação sustentável que tem o objetivo de divulgar o tema polêmico da exploração na Serra do Gandarela nas redes sociais ao mesmo tempo em que atua na região, fornecendo mudas para os bikeiros, que irão plantá-las em torno das trilhas mais devastadas de Belo Horizonte, inclusive a Serra do Gandarela. Alguns testes já foram feitos com ciclistas em três pontos distintos (Rio Acima, Retiro das Pedras e Alphaville) que é de onde saem os ciclistas.

O próximo plantio está marcado para o mês de Outubro e cada ciclista vai receber um kit com uma muda nativa em um tubo de ensaio, um kit adubo e um perfurador para a cova. Todas as informações sobre a campanha e o monitoramento dos plantios podem ser vistos através do blog da Campanha.

A flora também está doando mudas do cerrado durante a campanha: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarindo e peroba. Basta vir a Floricultura Ikebana Flores – Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00. Plante essa causa nas redes sociais. Divulgue em seu blog! Gandarela precisa de você.

*Crédito: Paula Ferreira, do Coletivo Cirandar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *