DESAFIO INTERMODAL  2013

 

A sexta edição do Desafio Intermodal de Aracaju será realizada na próxima terça-feira (17), a partir das 18h15, com saída da Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos, às 18h15, no Centro de Aracaju.

A ideia é fazer um percurso comum para os aracajuanos no horário de pico, mostrar o tempo gasto e discutir fatores como a poluição de cada modal e o custo para os cidadãos. Em 2012, o percurso foi realizado por pedestre caminhando, pedestre correndo, motociclista, automóvel  e ônibus, utilizando as intermodalidades.

“A proposta da iniciativa é gerar uma reflexão sobre as possibilidades de usar menos o veículo motorizado individual e buscar soluções mais saudáveis, sustentáveis, inclusivas e acessíveis para a população”, disse o presidente da ONG Ciclo Urbano, Luciano Aranha.

Cerca de 20 pessoas participarão em diferentes modais, divididas em seis categorias:

A relação dos modais a serem avaliados

1. Pedestre caminhando
2. Pedestre correndo
3. Ciclista por vias rápidas
4. Ciclista por vias calmas
5. Ciclista por vias calmas (feminino)
6. Ciclista + ônibus com bicicleta dobrável
7. Motociclista
8. Automóvel
9. Ônibus
10. Cadeirante
11. Skatista

Eles serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, os impactos ambientais também serão importantes.

O Desafio pretende mostrar as infinitas possibilidades de se locomover pela cidade além de analisar o desempenho do transporte público em Aracaju.

O Desafio Intermodal será realizado na terça-feira, dia 17 de setembro de 2013.

A saída acontece na Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos, às 18h15 em ponto. Cada participante deverá chegar ao Teatro Tobias Barreto, localizado na Av. Presidente Tancredo Neves 1997, com o seu modal.

As Regras

Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60 km/h em avenidas e 40 km/h em vias locais.

O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, levaremos em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua.

Programação do Desafio

17h00 – Início da Concentração Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos e atendimento a imprensa.
17h30 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio.
18h15 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, lá no Teatro Tobias Barreto e ele dá a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.
18h35– Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente ao Teatro Tobias Barreto.
19h15 – Previsão de chegada do último participante.

Locais e data

Quando: 17 de setembro de 2013 (terça-feira)
Partida: Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos
Chegada: Teatro Tobias Barreto – Av Presidente Tancredo Neves, 1997 – Distrito Industrial de Aracaju

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *