PLANO_DE_MOBILIDADE_URBANA_CARTAZ_A3___05-3221-800-600-80

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Trânsportes e Trânsito (SMTT), inicia na próxima segunda-feira, 29, as audiências públicas para apresentação do diagnóstico da revisão do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju – (PlanMob). O objetivo é ampliar o debate com a comunidade e planejar o trânsito da cidade para os próximos dez anos.

O que será discutido nas audiências públicas a serem realizadas em diversos bairros de Aracaju, escolhidos de acordo com a densidade demográfica de cada um, tem como missão possibilitar condições adequadas de deslocamento, a universalização do acesso à cidade, controle da expansão urbana, qualidade ambiental, democratização dos espaços públicos e a gestão compartilhada com a população aracajuana.

Preocupada com a sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade do cidadão, a SMTT elaborou estratégias e políticas públicas como um instrumento na configuração de uma cidade acessível, democrática, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável.

O superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, afirma que a participação de toda a sociedade é fundamental para o sucesso do plano. “Nós estamos planejando o futuro da nossa cidade, é importante que todos participem e opinem. Estamos com as portas abertas ao diálogo com a comunidade”, disse o superintendente.

O que é o plano de mobilidade

O Plano de Mobilidade de Aracaju – PlanMob caracteriza-se como um instrumento da Política de Desenvolvimento Urbano do Município anexo ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju – PDDU e ao da região metropolitana para possibilitar condições adequadas ao exercício da mobilidade urbana da população.

Entre os princípios dos Planos Diretores, em geral, sobressaem: a universalização do acesso à cidade, o controle da expansão urbana a qualidade ambiental, a democratização dos espaços públicos, a gestão compartilhada, prevalência do interesse público e o combate à degradação de áreas residenciais, decorrente do trânsito intenso de veículos.

O PlanMob são diretrizes que objetivam contribuir para a construção de Aracaju como uma cidade sustentável e com qualidade de vida, através do planejamento da mobilidade urbana, com o desenvolvimento orientado com prioridade para os meios de transporte não motorizado e no transporte motorizado com a preferência para o transporte público coletivo sobre o transporte individual.

Programação das audiências

29/02 segunda-feira das 18h30 às 21h30 no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto EMEF Presidente Vargas – Siqueira Campos
01/03 terça-feira das 18h30 às 21h30 no EMEF Manoel Bomfim – Bugio
02/03 quarta-feira das 18h30 às 21h30 Colégio Dinâmico – Salgado Filho
03/03 quinta-feira das 18h30 às 21h30 Espaço Cultural Gonzagão – Farolândia
04/03 sexta-feira das 18h30 às 21h30 EMEF Tenisson Ribeiro – Zona de expansão (Robalo)

Confira o plano completo nos links abaixo.

https://www.dropbox.com/s/6urx04x3fp0ycxc/PLANO%20DIRETOR%20DE%20MOBILIDADE.pdf?dl=0

https://www.dropbox.com/s/awvomcf8278fs0r/PLANO%20DIRETOR%20DE%20MOBILIDADE%20-%20ANEXOS.pdf?dl=0

Fonte: SMTT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *