Lucimara Passos

A vereadora Lucimara Passos foi a Câmara de bicicleta nesta quinta-feira, 9, para divulgar o dia De Bike ao Trabalho, comemorado nesta sexta-feira, 10

Na véspera do dia De Bike ao Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (10), e promovido pela rede Bike Anjo, a vereadora Lucimara Passos (PC do B) decidiu aderir a mobilização nacional e percorreu de bicicleta cerca de 6 km entre a casa dela, na Coroa do Meio, e a Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Assim que deixou sua casa, foi acompanhada Luciano Aranha e Magda Celine, membros da ONG Associação Ciclo Urbano, o pedal até a CMA durou cerca de 28 minutos.

Lucimara Passos em seu pronunciamento na CMA ressaltou que “a busca por meios alternativas de transporte é grande. Ninguém gosta de ficar tantas horas no trânsito. Estamos buscando conforto e redução no tempo de viagem, e a bicicleta se mostra como alternativa, além de ser um veículo limpo. Na verdade, é necessária uma mudança de cultura”.

A vereadora declarou também que irá cobrar a instalação de um bicicletário na Câmara, pois, de acordo com a Lei 12.587, espaços públicos devem ter o local onde guardar as bicicletas adequadamente.

Para Aranha, “o transporte público é a principal alternativa para o transporte da população, mas a bicicleta é uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço e humaniza a cidade. Os benefícios da bicicleta como transporte são imensos para a qualidade de vida, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana”.
De Bike ao Trabalho

O dia De Bike ao Trabalho é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias partes do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho.

O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém 2013 será o primeiro ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo.

Nessa 1ª edição no Brasil, parceiros locais de todo o Brasil estão se mobilizando para organizar atividades, como oficinas de aprendizagem para iniciantes no mundo da bicicleta, café da manhã para quem for de bicicleta ao trabalho, campanhas de adesão de empresas para estimular o uso da bicicleta por seus funcionários, além de muitas outras novidades. A campanha foi lançada no dia 1 de maio, dia do trabalhador, e contará com iniciativas durante todo o mês de maio.

Além das atividades propostas pelos parceiros, empresas, organizações e governo podem inscrever iniciativas que estão realizando para serem uma organização amiga do ciclista.

Quer ir De Bike ao Trabalho, mas não sabe como? Acesse: debikeaotrabalho.org/dicas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *