No início era apenas uma pequena idéia de fazer algumas atividades para celebrar esse momento de comemoração e luta para a inserção do uso e da discussão da bicicleta como meio de transporte feito por um pequeno coletivo de pessoas que usam a bicicleta em Aracaju. Como dever de participação do Estado em atividades de foco social, comentamos com o Superintedente de Transporte e Trânsito de Aracaju e a sua equipe nos procurou para agregar as nossas ações as atividades do Dia Mundial Sem Carro. A idéia se espalhou e a proposta cresceu e as várias secretárias municipais e empresas públicas.
Por um lado essa participação é muito positiva, por que trouxe para dentro de uma atividade que busca uma mudança de pensamento do que é cidade as várias insituições e consequentemente as pessoas que fazem o dia-a-dia delas e quando essas ações acontecem em meio aberto ou em um espaço público que permite a troca de saberes e idéias de vários cidadãos essas pessoas ficam mais sensíveis a uma “nova” proposta.
Analisando por um lado mais pessimista e político partidário de uma atividade realizada em um espaço público é que percebi que esse momento também foi utilizado como uma realização exemplar da prefeitura e que ela pensa no seu planejamento o pedestre, o utilizador de ônibus e o ciclista. Ações pontuais sempre escondem as várias propostas contraditórias que o Poder Público possui e o nosso papel como ONG ou coletivo de pessoas bem intencionadas era evidenciar essas contradições no próprio discurso das representações politicas e mostrar que momentos como aquele pode acontecer e ser constante e que o querer fazer é bem melhor do que o querer mostrar ou propagandear uma atividade como essa.
Escrito por Waldson Costa
Oi galera do ciclo urbano. Gostaria de recomendar que coloquem qual o dia da bicicletada no topo da coluna lateral do blog para que todos saibam e possam participar. Eu já descobri a data, mas depois de me bater um bocado. É uma sugestão para que as pessoas saibam e participem. Abraços a todos